mercoledì 5 dicembre 2007

Os hábitos da Ordem Primeira Franciscana ou Ordem dos Frades Menores

A fundação da primeira Ordem Franciscana, dita dos frades menores, acontece em 29 de novembro de 1223. No ano de 1517 a Ordem esta dividida entre menores da observancia, porque eram de estreita observancia a Regra, e os menores conventuais, porque queriam viver em conventos, ao invés de em grutas ou pequenas chopanas como os primeiros, como São Francisco e os primeiros companheiros. No ano de 1527 surge um novo grupo guiado por Frei Mateus de Bascio que se separa da Ordem e se propõe a um retorno a pobreza absoluta e vida itinerante está nascendo a Reforma capuchinha. O nome vem por causa do longo capuz pontiagudo que esses frades usam, por isso serão chamados assim.

Os frades menores.(OFM)





O primeriro grupo da Ordem franciscana seria o conhecidos, hoje como frades menores, ou sej a observância, mas esse grupotambém passou por várias reformas e agregações e atualizações. Hoje conta com 18.557 religiosos (sendo 12.382 sacerdotes)em 2.832 cassa em todo o mundo. Os menores vestem um hábito de cor marrom e não usam barba, somente permitida aos missionários. Uma pequena parte de tecido que perto do pescoço solto do habito que vem as costas.. A altura das costelas do hábito tem 2 bolsos verticais e o cordão branco do lado esquerdo um rosário pendurado, o rosario franciscano (70 contas que correispondem a 70 Ave Maria, enquanto o rosário comum tem apenas 50 contas ). Nos pés sandalias de couro, como se pode ver na fotografia acima.


Os frades menores conventuais (OFMconv)






A Ordem dos Frades menores Conventuais hoje são mais ou menos 4.514 religiosos , dos quais 2.808 sacerdotes em 675 Casas. Os conventuais não tem barba, e o seu hábito, sempre preto ou cinza nos países de missão, tem um mantozinho que cobre o peito e as costas. Nos tempos antigos podiam usar chapéu. os conventuais podem usar meias e sapatos pretos como os padres secualres. como vemos nessa fotografiaSão Maximiliano Maria Kolbe.











Os frades menores capuchinhos(OFMcap).





Os capuchinhos é o terceiro grupos da primeria Ordem. os capuchinhos são mais ou menos cerca de 11.000, em todo o mundo, presentes em 99 países. Desses 70 são bispos , 7.323 sacerdotes e 3.561 religiosos não clerigos. Os capuchinhos sempre tem a barba , que segundo as regras não tinha que ser cuidada ou aparada O hábito marrom, com o peitoril . Dois bolsosque se abrem e outros internos e um manto para o tempo do frio e um rosário ao lado esquerdo em devoção a Nossa Senhora .