giovedì 6 dicembre 2007

São Conrado (João Evangelista) Birndorfer da Parzham, Capuchinho




Venushof, Parzham, 22 dicembre 1818 - Altötting (Bassa Baviera), 21 aprile 1894

Nacque a Venushof in Parzham il 22 dicembre 1818 da una famiglia di ricchi contadini dalla spiccata devozione. Penultimo di dodici fratelli, rimase orfano a 16 anni. Da subito Na numerosa fileira dos santos, beatos e venraveis da grnade Familia Franciscana, encontramos figuras singulares de frades, plenos de santa humildade e simplicida, os quais alcançaram a meta, aderindo a um carisma pessoal , ao humilde serviço de porteiro do convento no qual viveram por muito tempo, como trabalho de vida religiosa Como S. Serafim deMontegranaro (12 outuobro), S. Pascoal Bailão (17 maggio), o beato Mariano da Roccacasale (31 maggio), todos franciscanos e o beato Andrea Bassette canadense da “Congregação da Santa Cruz” (6 gennaio), e também São Conrado de Parzham, transcore toda a sua vida de capuchinho, fazendo o porteiro do seu convento di Altötting na Alemanha.
Nasceu em 22 dezembro de 1818 na fatoria de Venushof in Parzham vizinho a Passau (Baviera), penultimo dos 12 filhos do casal Birndorfer, como nome de batismo chamou-se João Evangelista.
Com 16 anos e já orfão ; dos testemunhos vem descrito como um rapaz humilde e alegre, dolce e amante da natureza, são e forte para o trabalho dos campos, ao que se dedicou.
Amava o trabalho e enquanto trabalhava na terra , recitava o rosario que tinha sempre no pulso, mesmo sendo filho do patrão , trabalhava como e entre os outros empregados, defendendo a serenidade e armonia
Apenas podia se recolher em oração, devota, solitaria e prolongada, nas varias igrejas e santuarios e sempre que podia procurava a santa Eucaristia; aos 19 anos tentou frequentar o ginnasio dos Benedetinos de Metten a Deggendorf, mas sem exito; no ano de 1841 com 23 anos , professou a Regra da Ordem Terceira Franciscana

Devia administrar a fazenda herdade dos pais, mas sentiu-se chamado a vida religiosa, e renunciou, dividiu a sua parte da hernça com os pobrs e algumas Instituições eclesiasticas e com 31 anos no ano de 1849, João Evangelista Birndorfer bateu a porta do convento capuchinho de S. Anna a Altötting.
Fez o noviciado a Laufen e teve o encargo de ajudar o hortelão e o jardineiro do convento, nos primeiros tres anos foi comprometido com a formação a vida capuchinha , aperfeiçoando as virtudes e o espirito de oração.

No dia 4 de outu bro de 1852, se consagrou para sempre ao Senhor, fazendo a profissão religiosa e assumindo o nome de Conrado; depois foi mandado ao convento do santuario de Altötting na sua Baviera e destinado ao serviço de porteiro.
Nessa humilde função, mas delicada , viveu bem por 41 anos até a sua morte, contente de viver naquele lugar , antigo santuario de Nossa Senhora, centro de referencia da piedade bavarese.
Frei Conrado de Parzham desenvolveu o seu trabalho, aparentemente monotono e sem importanza, com tato e zelo, com fidelidade e poucas palavras , sempre calmo paciente, nunca , sempre pronto a obedecer e muito disponivel, edificava os confrades e os peregrinos do santuario mediante o exercicio da caridade e de uma inalterada paciencia. Na Baixa Baviera, se difundiu a fama daquele “santo porteiro” e a porta do convento di S. Anna, agora dedicado a São Conrado, começaram a tocara a campainha , muitas pessoas para pedir aquele humilde frade ajuda e conforto, todos sabiam que o seu coração era sempre aberto a acolher os fieis . Muito devoto da Virgem Maria e da Eucaristia , dotado de dons extraordinarios como da profecia , chamou atenção nas provincias, foi um padre Pio daquela época.Ao porteiro do convento capuchinho era confiado também o serviço de distribuir comida aos pobres, e ele sempre com o rosario na mão , fazia com satisfação , iluminando o rosto , refletindo o exemplo de do Pobre de Assis.
Era a sua felicidade terrena’, distribuir a sopa, pão e carne aos pobres,

quando era convidado a moderar a sua generosidade dizia:

“ Tudo o que se dá aos pobres, retorna novamente dentro com abundancia” era a sua resposta aos confrades, cooperou também na obra ‘Liebeswerk’, em favor da infancia abandonada e em perigo, a sua generosidade se alargava aos numerosos peregrinos do santuario , aos quais distribuia cerveja, pão , recomedava também ao seu confrade frei Deodato, que tinha dito que a cervejaria do convento, para faze-la muita e leve ”.
Trabalhou fielmente ate o dia 18 de abril de 1894 ao terminar o seu dia stressante, se colocou na cama “para preparar-se para a eternidade”.
Moreu no dia del 21 abril 1894 aos 76 anos.

Depois da arovação dos milagres atribuidos a sua intercessão, o Papa Pio XI o declarou Beato no dia 15 de junho de 1930 e depois de quatro anos o processo de canonização a 20 de maio de 1934 o mesmo Sumo Pontifice o proclamou Santo. A sua festa liturgica é dia 21 abril, o dia da sua passagem.


Nessun commento: