giovedì 6 dicembre 2007

São Felix de Cantalicio.



. Cantalicio , Rieti, 1515 – Roma, 18 maggio 1587.

Trabalhou de no campo até os 30 anos , quando entrou no Convento na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.Quase que imediatamente recebe o serviço de frade esmoler, o frade que pede esmolas para sustentar o convento, os capuchinhos como muitas de outras Ordens são conhecidos como mendicantes, porque viviam de esmolas. São Felix exercita esse trabalho com exemplar simplicidade por quarenta anos na cidade de Roma. Um homem de oração conntinua, humilde e alegre, que percorre as ruas de Roma, assistindo os doentes, os pobres, para os quais também pedia esmolas, e convidando as crianças a cantar os louvores de Deus. Ficou conhecido como “ frade Deo gratias” pela sua habitual saudação. Foi amigo de São Felipe Neri e São Carlos Borromeu o procurava para conversar foi canonizado pelo Papa Clemente XI em 1712. Um frade menor capuchinho de austeridade e simplicidade admiravel, que por quarenta anos se dedicou a recolher esmolas, espalhando em torno de si, a paz e a caridade. Felice Porro nasceu a Cantalicio, seguramente em 1515, ainda menino se tranferiu a Cittaducale, onde ajuda na casa dos Picchi, como pastor e como campones. Alimentou uma nata inclinação para a vida de austeiradade, escutando ler a vida dos Padres Nos primeiros meses de 1544, depois de escapar de milagrosamente de um touro bravo, sem nenhuma consequencia grave, decide colocar em prática um desejo seu de fazer-se religioso entre os frades capuchinhos Completou o ano de noviciado a Fiuggi e em l maio de 1545 emetiu a profissão dos votos no convento de S. Giovanni Campano. Logo depois de dois anos nos convento de Tivoli e di Viterbo-Palanzana e, mais ou menos ao fim de 1547 ou inicio de 1548, se trasferiu a Roma, no convento de S. Bonaventura (attualmente S. Croce dei Lucchesi vizinho ao Quirinale), onde ficou por quaranta anos da sua vida como esmoler de pão e vinho para os seus co-irmãos.
Felix foi de temperamento mistico. Dormia algumas horas por noite , talvez duas ou tres e passava o resto da noite em oração na Igreja, passava o tempo na contemplação dos mistérios de Jesus. Nos ultimos anos da sua vida comungou cotidianamente.Nos dias festivos fazia a peregrinação a sete Igrejas ou visitava os doentes nos varios hospitais a Roma . Tinha uma grande devoção a Virgem Mãe de Deus, que aparece muitas voltas. No seu contato cotidiano com o povo foi muito eficaz conselheiro espiritual da gente humilde e mesmo da aristocracia romana do renascimento. Por muitos anos depois da sua morte, 18 de maio de1587, os rapazes e as senhoras seguiram cantando uma balaca composta pro ele como essa.

"Gesù, somma speranza,
del cuor somma baldanza.
Deh! dammi tanto amore,
che mi basti ad amarti ";


ou mesmo

" Se tu non sai la via
d'andare in paradiso,
vattene a Maria
con pietoso viso,
ch'è clemente e pia:
t'insegnerà la via
d'andare in paradiso".


Foi amigo de São Felipe Neri e de Sisto V, ao qual predisse o papado admoestando a comportar-se retamente, e que fez celebrar o processo canonico no mesmo ano da sua morte (junho-outubro de 1587) com a intenção de canonizar-lo imediatamente, pois os milagres operado pelo santo eram ainda presentes, e logo depois da morte era na boca de todos. Mas de fato Felix foi beatificado a 1 outubro de 1625 e canonizado por Clemente XI a 22 maio. O seu corpo repousa na Igreja da Imaculada Conceição , que fica na Via Veneto em Roma, onde foi transportado a 27 de abril de 1631. A sua festa litiurgica se celebra no dia 18 de maio.

Nessun commento: